quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Resuminho rápido aqui...

Deu na ABEN:
o resultado da nomeação dos Conselhos Regionais Bahá’ís, os quais deverão iniciar seu funcionamento no próximo Dia do Convênio, 26 de novembro de 2008.

Conselho Regional Bahá'í da Amazônia: Emélia Bassrei, João Guilherme Bahia Benigno, Rossana Inês Oliveira Agahnejad, Luiz Brilhante de Freitas Júnior e Kathy Anne Suzuki.

Conselho Regional Bahá’í do Centro-Oeste: Alexandra Pires do Prado Yari, Carolina Sampaio Freire Santos Moreira, Diógenes Marcondes, Geraldo Faria Júnior, Rafael Amaral Shayani, Sheila Ghobad da Silva e Vito Mario Comar.

Conselho Regional Bahá’í do Nordeste: Ana Lúcia da Silva Barreto, Ana Maria Monteiro Vieira, Carlos de Barros Leite Filho, Jorge Villalobos Lacayo, Lídia Marília de Azevedo, Maria de Fátima Fontes de Farias Fernandes Zaganelli e Miguel Conceição Silva.

Conselho Regional Bahá'í do Norte: Antônio José Sá Batista, Araciara Palheta Paraense, Cássio Paraense Borges, Dayyán Moreira Batista Brandão, Rad Jamshidi, Shahla Lotfi Cerqueira e Zacarias Carvalho de Lima.

Conselho Regional Bahá'í do Sudeste: Gláucia Marize do Carmo Gomide, Hosseyn de Andrade Shayani, Luiz Carlos Serafim de Andrade, Luiz Eduardo Coltro, Marta Assumpção Moniz, Regina Gushiken e Shoghi de Andrade.

Conselho Regional Bahá'í do Sul: Ana Lúcia Wallau dos Reis, Armond Ayvazian, Kamran Nasrabadi, Leandro Missel, José Henrique Beirão, Maria Helena Zotto e Shahla Maani Shaikhzadeh.
"Tens tu amor? Então teu poder será irresistível!"

Conferência de Uvira, 15–16 de novembro

A Conferência de Uvira foi a primeira de duas planificadas para a República Democrática do Congo. A segunda será nos dias 22 e 23 de novembro em Lubumbashi, ao sul do país.

Uma guerra, poucos recursos financeiros, a necessidade de viajar longas distâncias sob condições inseguras, e um calor flamejante, não impediram que 776 pessoas participassem da Conferência Regional de Uvira, uma cidade na República Democrática do Congo (RDC) no coração da África.

“Depois de ter viajado 305 quilômetros a pé, sinto muita alegria por estar aqui e poder participar desta conferência, e ver os representantes da Casa Universal de Justiça”.
Sr. Akili Tambwe – Lulenge, RDC

“Qual é o papel da Assembléia Espiritual Local no Plano de Cinco Anos?” Perguntou um grupo de mulheres enquanto cantavam uma música, “qual é o papel dos indivíduos, das crianças, das mulheres, e dos pré-jovens?”

“Todos são chamados para entrar no processo de Instituto. Levante e sirva!” cantou um grupo de alegres crianças.

As reuniões começavam com uma sessão plenária, depois era dividida em oficinas para estudar a mensagem da Casa Universal de Justiça, incluindo uma carta enviada especialmente aos participantes. No segundo dia, os participantes novamente se dividiram em grupos, desta vez para consultar sobre como poderiam trabalhar para juntos alcançarem as metas de agrupamentos específicos.

A Sra. Rachel Ndegwa, membro do Centro Internacional de Ensino, participou da Conferência como representante da Casa Universal de Justiça.

Um guarda oficial do local que não conhecia a Fé Bahá’í veio a algumas das sessões e depois comentou que a Conferência foi organizada “no momento certo, no local certo”.

RDC, Burundi e Ruanda estão no meio de conflitos violentos, e mesmo assim os bahá’ís dos três países se reuniram para criar unidade e paz. O guarda disse que se os bahá’ís dos três países conseguissem por em prática o que eles dizem e espalhar a mensagem em todos os continentes, o mundo será transformado.

21 pessoas do norte da província de Kivu conseguiram chegar até o local da Conferência, apesar da guerra. O encontro originalmente foi marcado para acontecer em Bukavu, perto do norte de Kivu, mas foi mudado para o sul de Uvira por razões de segurança.

De um Post de: Coordenação Bahá'í na Internet do Brasil on 19 novembro 2008 at 21:30
Conferência de Bangui, 15-16 de novembro

Mais de 40 dos participantes caminharam entre 50 e 100 quilômetros para chegar à Conferência!

Uma semana antes da conferência regional de Bangui, todos estavam literalmente já a caminho. Alguns estavam viajando, vindo de todos os cantos da República Centro-Africana (RCA) para participar no que seria o primeiro evento na história da Fé Bahá’í neste país. Outros estavam ocupados no local da Conferência, cozinhando para as centenas de participantes esperados. A Conferência, que ocorreu nos dias 15-16 de novembro, foi realizada no edifício do parlamento do governo nacional.

A contagem final mostrou 831 participantes registrados, sendo que alguns realizaram viagens em circunstâncias extremamente difíceis. Alguns nunca estiveram em Bangui, uma cidade de 500 mil habitantes, que é a maior do país.

Condições muito difíceis

Apesar do calor opressivo, os amigos mantiveram-se concentrados em suas metas. (Alguns dos amigos não comeram por vários dias enquanto viajavam para a conferência. Preparativos foram feitos para assegurar que eles tivessem provisões adequadas para a viagem de retorno às suas casas).

Os bahá’ís, em sua maioria jovens, falaram bem articulados e confiantes ao descreverem suas experiências e sua aprendizagem, gerando grande entusiasmo em meio a audiência.


• Mais de 40 dos participantes caminharam entre 50 e 100 kilometros, ou mais, para chegar ao local da Conferência.

• Muitas das pessoas que viajaram de ônibus tiveram que enfrentar pontos de verificação militar a cada 40 kilometros, como uma forma de procedimento, uma “taxa” era exigida para cada homem no veículo.

• Aproximadamente 80 participantes se hospedaram nas sedes nacional e local, mas mais de 400 foram hospedados em salas de aula das muitas escolas que os bahá’ís estabeleceram. Os informes indicaram que ás noites eram passadas com cantos e conversas sobre o qué os participantes aprenderam e os planos a serem implementados ao retornarem as suas comunidades.

Extrato do post: Coordenação Bahá'í na Internet do Brasil on 19 novembro 2008 at 21:30

"Hoje a terra inteira quer cantar uma mesma canção..."

Alguns lugares bacanas para visitar