quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Conferência de Bangui, 15-16 de novembro

Mais de 40 dos participantes caminharam entre 50 e 100 quilômetros para chegar à Conferência!

Uma semana antes da conferência regional de Bangui, todos estavam literalmente já a caminho. Alguns estavam viajando, vindo de todos os cantos da República Centro-Africana (RCA) para participar no que seria o primeiro evento na história da Fé Bahá’í neste país. Outros estavam ocupados no local da Conferência, cozinhando para as centenas de participantes esperados. A Conferência, que ocorreu nos dias 15-16 de novembro, foi realizada no edifício do parlamento do governo nacional.

A contagem final mostrou 831 participantes registrados, sendo que alguns realizaram viagens em circunstâncias extremamente difíceis. Alguns nunca estiveram em Bangui, uma cidade de 500 mil habitantes, que é a maior do país.

Condições muito difíceis

Apesar do calor opressivo, os amigos mantiveram-se concentrados em suas metas. (Alguns dos amigos não comeram por vários dias enquanto viajavam para a conferência. Preparativos foram feitos para assegurar que eles tivessem provisões adequadas para a viagem de retorno às suas casas).

Os bahá’ís, em sua maioria jovens, falaram bem articulados e confiantes ao descreverem suas experiências e sua aprendizagem, gerando grande entusiasmo em meio a audiência.


• Mais de 40 dos participantes caminharam entre 50 e 100 kilometros, ou mais, para chegar ao local da Conferência.

• Muitas das pessoas que viajaram de ônibus tiveram que enfrentar pontos de verificação militar a cada 40 kilometros, como uma forma de procedimento, uma “taxa” era exigida para cada homem no veículo.

• Aproximadamente 80 participantes se hospedaram nas sedes nacional e local, mas mais de 400 foram hospedados em salas de aula das muitas escolas que os bahá’ís estabeleceram. Os informes indicaram que ás noites eram passadas com cantos e conversas sobre o qué os participantes aprenderam e os planos a serem implementados ao retornarem as suas comunidades.

Extrato do post: Coordenação Bahá'í na Internet do Brasil on 19 novembro 2008 at 21:30

Nenhum comentário:


"Hoje a terra inteira quer cantar uma mesma canção..."

Alguns lugares bacanas para visitar