quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Conferência de Uvira, 15–16 de novembro

A Conferência de Uvira foi a primeira de duas planificadas para a República Democrática do Congo. A segunda será nos dias 22 e 23 de novembro em Lubumbashi, ao sul do país.

Uma guerra, poucos recursos financeiros, a necessidade de viajar longas distâncias sob condições inseguras, e um calor flamejante, não impediram que 776 pessoas participassem da Conferência Regional de Uvira, uma cidade na República Democrática do Congo (RDC) no coração da África.

“Depois de ter viajado 305 quilômetros a pé, sinto muita alegria por estar aqui e poder participar desta conferência, e ver os representantes da Casa Universal de Justiça”.
Sr. Akili Tambwe – Lulenge, RDC

“Qual é o papel da Assembléia Espiritual Local no Plano de Cinco Anos?” Perguntou um grupo de mulheres enquanto cantavam uma música, “qual é o papel dos indivíduos, das crianças, das mulheres, e dos pré-jovens?”

“Todos são chamados para entrar no processo de Instituto. Levante e sirva!” cantou um grupo de alegres crianças.

As reuniões começavam com uma sessão plenária, depois era dividida em oficinas para estudar a mensagem da Casa Universal de Justiça, incluindo uma carta enviada especialmente aos participantes. No segundo dia, os participantes novamente se dividiram em grupos, desta vez para consultar sobre como poderiam trabalhar para juntos alcançarem as metas de agrupamentos específicos.

A Sra. Rachel Ndegwa, membro do Centro Internacional de Ensino, participou da Conferência como representante da Casa Universal de Justiça.

Um guarda oficial do local que não conhecia a Fé Bahá’í veio a algumas das sessões e depois comentou que a Conferência foi organizada “no momento certo, no local certo”.

RDC, Burundi e Ruanda estão no meio de conflitos violentos, e mesmo assim os bahá’ís dos três países se reuniram para criar unidade e paz. O guarda disse que se os bahá’ís dos três países conseguissem por em prática o que eles dizem e espalhar a mensagem em todos os continentes, o mundo será transformado.

21 pessoas do norte da província de Kivu conseguiram chegar até o local da Conferência, apesar da guerra. O encontro originalmente foi marcado para acontecer em Bukavu, perto do norte de Kivu, mas foi mudado para o sul de Uvira por razões de segurança.

De um Post de: Coordenação Bahá'í na Internet do Brasil on 19 novembro 2008 at 21:30

Nenhum comentário:


"Hoje a terra inteira quer cantar uma mesma canção..."

Alguns lugares bacanas para visitar